quinta-feira, maio 15, 2008

Noticias do Espaço

Segundo duas simulações do movimento planetário de longa duração, prevê-se que a força de gravidade de Júpiter fará com que Mercúrio saia da sua órbita. Actualmente a órbita de Mercúrio já é um pouco esquisita, tal como a de Plutão, mas a continuar assim, qualquer dia também começa a atravessar a órbita de Vénus. Daí até à Terra é um saltinho. Então prevê-se um de 4 cenários:


Ora o que nos pode chatear mais é mesmo cai na Terra já que isso iria extinguir toda a vida na Terra. O asteróide que matou os dinossauros tinha mais de 9Km de diâmetro... Mercúrio tem 4 879 Km. A ultima vez que tal coisa aconteceu (pelo menos é uma teoria) ficamos com aquela coisa a que hoje damos o nome de Lua.

Fugir para Marte também poderá ser mau, já que este poderá também ser afectado e ele proprio tornar-se um planeta interestelar.

Mas esperem, tal coisa só tem a probabilidade de acontecer de 1% antes do Sol começar a inchar e ficar no Gigante Vermelho, perto do fim da sua vida, e "comer" Mercúrio.

Fonte

Outra questão é a a viagem que nós, Sistema Solar, andamos a fazer pela galáxia. Como poderão saber, além do movimento de rotação e translação à volta do Sol, também existe o movimento do Sol à volta do centro galático. Ora esse movimento pode-nos fazer passar por área de grande concentração de poeiras, onde poderá haver cometas e afins. No Cardiff Centre for Astrobiology fizeram um modelo que prevê esse movimento e os acontecimentos catastróficos que poderão acontecer com a passagem por partes mais densas da galáxia. Tal modelo indica que uma dessas alturas foi para aí à uns 65 milhões de anos (dinossauros novamente).
O problema é que estamos a chegar a um mau sitio novamente. Infelizmente, ao contrario do artigo anterior, este não traz assim nenhum twist, por isso vamos passar a andar de capacete ok?

Fonte

Sem comentários:

Enviar um comentário