terça-feira, abril 22, 2008

Como morreu o «general sem medo»?

Assim noticia o Portugal Diário:

O ministro da Justiça entrega quarta-feira ao Arquivo Distrital de Lisboa o processo relativo ao homicídio do general Humberto Delgado, ocorrido na localidade espanhola de Villanueva del Fresno, próximo de Olivença, junto à fronteira portuguesa, avança a agência Lusa.

...
Entretanto, a tese de que Humberto Delgado foi espancado até à morte - e não morto a tiro como se tem sustentado até agora - é defendida por Frederico Delgado Rosa na primeira biografia do general, que será lançada a 7 de Maio na Assembleia da República.

«Humberto Delgado - Biografia do General Sem Medo» é o título do livro, um trabalho de sete anos de Frederico Delgado Rosa, neto do general.

«A maneira como foi assassinado não fui eu que a inventei», afirmou à Lusa o autor, que disse basear-se na autópsia feita pelas autoridades franquistas apontando «sucessivas contusões cranianas» como a causa da morte de Humberto Delgado.

Segundo o autor, a ideia de que Delgado foi morto a tiro pela PIDE «foi uma mentira conveniente que permitiu ilibar muita gente».


Noticia completa

Sem comentários:

Enviar um comentário