quinta-feira, junho 08, 2006

Windows XP VS Ubuntu Linux 6.06.

Este post de hoje é um quick post, já que o post a sério vem mais tarde (será hoje?), mas queria só comentar uma comparação do Windows XP contra o Ubuntu Linux 6.06. quer li num blog.

Link para este blog .

Basicamente toda a gente sabe o que é o Windows e muita gente sabe que o XP é a sua ultima iteração. O Ubuntu Linux 6.06. basicamente é mais um linux se bem que se diga por ai que é bastante simples e fácil de usar. Se bem que não tenho nada contra o Linux não o uso, porque uso programas que não existe para Linux, ou se existe não estou acostumado a eles e não vou perder tempo com ele a tentar aprender a funcionar com ele.
Este blog analisa e compara estes dois sistemas operativos em termos de facilidade de aprendizagem para uma pessoa que seja nova na informática. Mas ao ler o blog fiquei logo com a impressão que o autor(a) é bastante faccioso, diz por exemplo (em inglês):


· You get 400 trillion icons spread all over your desktop.

· Your “blazing fast new computer” takes 15 minutes to finish booting because of all the packaged software that starts up with it.


Bla blab la….o homem (ou mulher) continua por ai for a com um rol de coisas que se tem num computador quando se compra um computador novo e este É DE MARCA. Normalmente quando se compra um HP, ou Toshiba, etc. este vem com muitos aplicativos, mas isso não é por causa de ser um Windows é por o computador ser de marca! Noutros pontos o autor(a) tem razão como no Windows ter que se activar a copia do Windows e os upgrades são muitos e só são para o SO e não para o vário software que está instalado na maquina, coisa que, segundo o autor(a) o Ubuntu faz. Outra vantagem que este tem é o interface que está mais simplificado. Mas também temos que ver 2 coisas: 1º o Windows XP saiu lá para 2001 e este Ubuntu 6.06 saiu à 6 dias (1 de Junho). É normal uma coisa que é lançada à tão pouco tempo tem mais facilidades e alem disso também deve ter havido algum feedback em relação ao seu funcionamento das versões anteriores. E obviamente a primeira coisa que é dito na comparação é que o Ubuntu é de borla, coisa que o Windows não é (ainda é que não há nada a fazer). Outro ponto que achei curioso é que o Windows (ou melhor a maquina nova) vem com o office mas tem que se pagar para ele funcionar a 100%, e que no Ubuntu temos o OpenOffice...mais uma vez está a bater no ceguinho já que o Windows também pode ter este suite de produtividade e continua a ser de borla. Se vamos ter uma maquina nova (não de marca) e pedimos ou com o Ubuntu ou com o Windows, acho que também podemos pedir para vir com essa ferramenta.


Mais uma vez digo que não tenho nada contra o Ubuntu e até quero experimentar, mas o que achei deste blog é que era demasiado faccioso e só aponta os problemas do Windows (alguns deles nem tem a ver com o próprio Windows) e quis fazer ouvir (quem eventualmente ler isto) a minha opinião (sobre o blog e não os Sistemas Operativos).


Musica antiga que me lembrei, que é boa como o milho: Song2 dos Blur! Problema da musica: Só dura 2m

1 comentário:

  1. Adenda ao post: é mesmo um autor do blog de nome Ryan Vennel.

    ResponderEliminar